Sediada em Madri, o projeto abaixo, do Lighting Design Collective por Tapio Rosenius ganhou o 1 º prémio no concurso internacional ao realizar uma instalação de luz urbana permanente em Helsinki.
Em um espaço cívico, os designers converteram um velho óleo, chamado Silo (n.468) em um display de luz hipnotizante. A luz natural, o vento e os reflexos de luz em torno da água ajudam a formar os princípios para o conceito de iluminação.
O vasto volume mede 36m de diâmetro e 17m de altura e foi feito com aço silo, contendo 2012 furos, referentes ao ano de Helsínquia que foi feito o “World Design Capital”. Seu interior foi pintado de vermelho escuro, a fim de criar um clima intimista.
Esse espetacular espaço foi preenchido com dinâmicas sombras. À noite, 1250 LEDs brancos se acendem e balançam sobre a superfície do Silo, controlado por um software personalizado, imitando enxames de pássaros em vôo – uma referência à localização à beira-mar.
Os ventos predominantes, que são bem conhecidos para quem vive em Helsínquia, são usados para acionar diferentes padrões de luz em tempo real.