Interpam X Ateliê

O artista plástico Carlos Vergara abriu um ateliê na Barra da Tijuca. Inspirado pelo desafio proposto das imobiliárias Dominus e Halbor de assinar a fachada do edifício comercial Link Office Mall, & Stay das empresas, Vergara criou ao lado um espaço para exposições. O local servirá para discussões de artistas e amantes da arte contemporânea, levando um pouco de cultura para o bairro dos shoppings centers.

O projeto foi assinado pela arquiteta Izabela Lessa. Com oitenta e dois metros quadrados e uma área com pé direito duplo, o local permite instalações de grande porte. Destaque para a parede pivotante, permitindo que o artista use-a na posição que preferir, a fim de ampliar a área das exposições e instalações. Um elemento arquitetônico importantíssimo para o projeto, já que esta avança para fora do mezanino. Para completar, a escada de aço corten com degraus de madeira e o guarda-corpo de vidro dão o toque necessário para o stand venda cultural.

A fim de aproveitar a parede principal, que é toda feita de vidro, lâmpadas foram utilizadas para que ela se destacasse. No pé direito duplo, utilizamos uma luminária especial da linha MIX (01 1212) com lâmpadas vapor metálico PAR30 70W, para dar a luz geral, e lâmpadas AR111 de 8 graus, para focalizar as esculturas/quadros no andar térreo.

Nos locais onde o pé direito é mais baixo (jirau e térreo) utilizamos rasgos de gesso com lâmpadas fluorescentes com temperatura de cor 3000K, dando assim uma maior iluminação no ambiente. Para destacar as obras de arte usamos o Spot Theo (01 3176) com lâmpadas AR70 de 24 graus. Estes spots foram adaptados para utilizar plugs especiais e facilitar a troca de posição, de acordo com a montagem de cada exposição. Para facilitar esta movimentação espalhamos várias micro-canoplas pelo teto.

Para dar mais charme ao ambiente, utilizamos a luminária da linha JAZZ com 90cm (01 6404) com lâmpada de LED na subida da escada. No lavabo também foi feito uma iluminação com rasgos de gesso e luz atrás do espelho em cima e embaixo, ambos com lâmpadas fluorescentes com temperatura de cor 3000K.

No momento a exposição do artista Ricardo Becker está em cartaz.

Ficha Técnica
Projeto: Galeria Dominus 
Arquiteta: Izabela Lessa – http://www.izabelalessa.com.br
Light Designer Consultora: Lúcia Assis – vendas1.rj@interpam.com.br
Fotógrafo: Denílson Machado – MCA Estúdio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *